Docente PPGGLicio Caetano do Rego Monteiro

Dr. UFRJ - 2014

Licio Caetano do Rego Monteiro

Dr. UFRJ - 2014

Professor Adjunto de Geografia Política e Geopolítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense / Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) entre 2014 e 2023. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador do Grupo Retis / UFRJ, do Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/UFF) e do Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO/UFF). É professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Territórios e Saberes (TERESA) e do Diploma Superior em Estudos Latino-Americanos e Caribenhos (CLACSO). Atua no Programa Escolas do Território, com a formação de professores e a reorientação curricular de escolas de comunidades tradicionais em Paraty e Angra dos Reis, e no Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz/FCT), no âmbito do Projeto Redes. Atualmente pesquisa os temas: limites e fronteiras internacionais na América do Sul; geografia política e geopolítica; integração e segurança na América do Sul; desenvolvimento regional e conflitos territoriais na Baía da Ilha Grande; educação de comunidades tradicionais. É autor do livro “Esperando os bárbaros: geopolíticas da segurança no Brasil do século XXI” (Rio de Janeiro: Ed. Consequência, 2021)