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Pós-Graduação

Compromisso com elevados padrões de ensino e pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG) foi criado em 1972 com o curso de Mestrado. A Constituição do curso fez parte de uma política nacional de criação de cursos de pós-graduação para a formação de quadros profissionais qualificados.

O curso de Doutorado foi implantado vinte anos depois, em 1992. Em 2012 o PPGG completou quarenta anos de contribuição na formação de profissionais qualificados e para avanços teórico-metodológicos da ciência geográfica, como também, quanto à produção de novos conhecimentos sobre a realidade nacional através das múltiplas pesquisas inseridas e estimuladas na pós-graduação. Como uma das primeiras pós-graduações em geografia no país, e primando por sua manutenção em níveis de excelência, em 2007 o Programa foi reconhecido com a nota 7 dada pela CAPES.

Regulamento do Programa de Pós-graduação em Geografia – Revisão aprovada em 2023

Mestrado

O Mestrado no PPGG/UFRJ abrange um total de 360 horas, assim distribuídas: Teoria da Geografia (60 horas), 4 disciplinas temáticas de livre escolha (180 horas no total), Seminário de Mestrado (75 horas) e Estágio em Pesquisa de Mestrado (75 horas). Após a conclusão da disciplina obrigatória Teoria da Geografia e das disciplinas temáticas, o aluno deve cursar a Disciplina Seminário de Mestrado e realizar, até o início do 3º período letivo, o Exame de Qualificação de Mestrado, referente à defesa de seu projeto de dissertação. A defesa pública da dissertação de mestrado perante banca examinadora será realizada até o final de 2 (dois) anos.

Doutorado

A estrutura curricular do Curso de Doutorado consta de 2 (dois) Seminários de Doutorado, 2 (duas) Disciplinas Temáticas, e as disciplinas de Estudos Especiais em Geografia e Estágio Avançado em Geografia, totalizando 450 (quatrocentos e cinquenta) horas de curso. A disciplina Teoria da Geografia (60 horas) é obrigatória para os alunos que não a tenham cursado no Mestrado em Geografia. Após a conclusão dessa e das Disciplinas Temáticas e de 2 (dois) Seminários de Doutorado (90 horas cada um), o aluno deve cursar a disciplina Estudos Especiais em Geografia (90 horas) e realizar, até o 3º período letivo, o Exame de Qualificação Escrito, que o habilita a cursar a disciplina de Estágio Avançado em Geografia (90 horas). O Exame de Qualificação Oral, referente ao Projeto de Tese, deve ser defendido até o final do 4º mês do 4º período letivo. A defesa pública da tese de doutorado perante banca examinadora deverá ser realizada até o final do período de 4 (quatro) anos.

Estágio Pós-Doutoral

O PPGG recebe há vários anos pesquisadores em estágio pós-doutoral por ano, a maioria com bolsa específica do CNPq ou da CAPES. Atendemos também aos profissionais sem bolsa, desde que se comprove o mérito do proponente ao estágio, avaliados pelo currículo vitae, pela proposta de trabalho e pelo projeto a ser desenvolvido no PPGG. É necessária comprovação da liberação da instituição de origem do proponente ao estágio. Quanto à demanda, há duas situações distintas, uma individual, quando o interessado, procurando diretamente o programa, se inscreve por conta própria nos editais que permitem a alocação de bolsa, e o caso da inserção de recém doutores vindos dos programas vinculados ao PPGG. Constatamos que a procura por este tipo de aperfeiçoamento profissional está crescendo e o PPGG poderá tornar-se mais ativo nessa formação complementar e continuada. No período 2014-2015 o PPGG-UFRJ recebeu 7 pesquisadores de pós-doutorado.

Experiências Inovadoras de Formação

Todos os discentes estão integrados a laboratórios de pesquisa, e suas dissertações e teses estão articuladas a questões maiores das linhas de pesquisas de seus orientadores. Nos laboratórios, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas dos cursos e atuam na prática docente co-orientando alunos de iniciação científica e de mestrado (no caso dos doutorandos).

A inserção nos laboratórios também lhes propicia participação em diferentes atividades promovidas nos laboratórios como a organização de eventos e os trabalhos de campo em equipe, além de contato e diálogo com pesquisadores visitantes. Tem sido inovadora a tendência de professores e seus orientados em atividades de extensão e de pesquisa participativa, promovendo a articulação entre ensino e pesquisa e entre universidade e sociedade.